Para o quinquênio 2026 – 2031, o Grupo Banco Mundial prevê mobilizar cerca de 971 milhões de meticais com o objectivo de investir em áreas estratégicas com elevado potencial de transformação económica e criação de emprego.
O montante será disponibilizado ao longo do período de vigência do novo Quadro de Parceria com Moçambique, por sinal, aprovado recentemente.
Segundo explicou o Ministério das Finanças, o valor pode atingir os 2,5 mil milhões de dólares, através de uma combinação de financiamentos da Associação Internacional para o Desenvolvimento parte do Grupo, instrumentos de garantia, financiamento combinado e serviços de assessoria.
“Os recursos estarão focados em áreas estratégicas com elevado potencial de transformação econômica e criação de emprego, nomeadamente energia, agro-negócio, turismo, desenvolvimento de competências da força de trabalho e reforço da estabilidade macro fiscal, com particular enfoque no desenvolvimento de corredores económicos”, explicou o Ministério das Finanças.
Ainda no quadro da parceria com Moçambique, o Banco Mundial, instituição da Bretton Woods, aprovou, , ao abrigo da Prevention and Resilience Allocation (PRA), o acesso de Moçambique a cerca de 450 milhões de dólares, sendo que o valor em alusão visa apoiar o País na prevenção de conflitos mitigação dos factores de fragilidade e reforço da estabilidade e resiliência institucional e social.
Refira-se que o PRA complementa os esforços do Executivo moçambicano na promoção da paz, desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.







