Sete pessoas foram vítimas de agressões físicas perpetradas por supostos Homens Catana em diferentes bairros da cidade de Chimoio em Manica. As agressões e ataques ocorreram nos bairros Nhamaonha, 16 de Junho, 7 de Abril e Samora Machel, na mesma noite o que está agravar o nível de a insegurança pública nesta parcela do país.
Uma das vítimas por sinal jovem de 27 anos relatou que foi surpreendida por cinco indivíduos, dos quais um trajava uma farda semelhante à da Polícia da República de Moçambique. O ataque ocorreu por volta das 22horas, quando regressava do trabalho.
“Os assaltantes estavam a me pedir para eu entregar todos os bens que tinha, em seguida agrediram-me. Me bateram com catana e outro com paus, fiquei aí [inconsciente], acordei mais tarde e fui socorrido para aqui no hospital”, contou a vítima entrevistada no Hospital Provincial de Chimoio.
Já a outra vítima, mulher de 38 anos de idade, sofreu agressão física nas proximidades da própria residência quando regressava de viagem. “Eu vinha de viagem de Nampula aqui em Chimoio chegamos uma da madrugada, daí apanhei mototaxi da cidade para o meu bairro [Piloto], chegando perto de casa o mototaxista me deixou, e logo que saiu me atacaram e levaram tudo o que trazia”, partilhou a vítima.
Já o técnico de Medicina Geral no Hospital Provincial de Chimoio, Délcio Alberto, confirmou a entrada de sete pacientes vítimas de agressões físicas causadas por supostos Homens Catana durante a noite de quarta e madrugada de quinta-feira.
“Recebemos no banco de socorro um universo de sete pacientes que deram entrada na nossa unidade sanitária, dos quais dois em estado grave e tivemos que internar”, disse o profissional explicando que uma das vítimas ficou internada na cirurgia e continua em observação sendo que o outro, por decisão própria, não aceitou o internamento.
Délcio Alberto revelou ainda que, nos últimos dias, o Hospital Provincial de Chimoio tem registado com oscilação entre um a dois a entrada de pacientes vítimas de agressões protagonizadas por indivíduos munidos de catanas, uma situação que preocupa as autoridades sanitárias e a população em geral.
O recrudescimento de ataques protagonizados por homens munidos de catanas em diferentes bairros da cidade de Chimoio está agravar cada vez mais a insegurança entre os munícipes, que apelam o reforço do patrulhamento policial e à adopção de medidas urgentes para travar a criminalidade.
Os supostos Homens Catana, segundo relatos, actuavam inicialmente contra mototaxistas na urbe, chegando a tirar as suas vidas para se apoderar das motorizadas um cenário que mudou e se alastrou para ataques em zonas residenciais.



