Deputados da Assembleia da República eleitos pelo Círculo Eleitoral de Nampula (CEN), integrados no Grupo Parlamentar da FRELIMO e chefiados pela Deputada Marquita Loforte, realizaram uma Jornada Parlamentar de trabalho no Distrito de Nacala Porto, com o objectivo de prestar informação sobre os resultados da III Sessão Ordinária da Assembleia da República e avaliar o desempenho dos órgãos do Partido FRELIMO e do Governo Distrital.
Durante a visita, a Missão manteve encontros com estruturas do Partido, membros do Governo Distrital, líderes comunitários e a população, tendo partilhado informações sobre o trabalho desenvolvido pela Bancada Parlamentar da FRELIMO nas áreas de legislação, fiscalização da acção governativa e representação dos cidadãos.
Na ocasião, os Deputados destacaram a aprovação de importantes instrumentos legais orientados para o fortalecimento da governação, da administração pública e do desenvolvimento nacional, com destaque para a legislação sobre Comunicação Social, Indústria Extractiva, Descentralização, Banco de Desenvolvimento, Segurança do Estado e Crimes Cibernéticos.
No contacto directo com a população do Comité de Círculo de Triângulo, foram apresentadas preocupações relacionadas com a segurança rodoviária, expansão da rede de energia eléctrica, abastecimento de água, melhoria dos serviços de saúde, transporte público, registo de desmaios de alunas em algumas escolas secundárias, abrangência do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) e observância da equidade de género nos programas de desenvolvimento. Os Deputados esclareceram que as preocupações apresentadas serão encaminhadas às entidades competentes para a sua devida apreciação e enquadramento nos instrumentos de planificação e desenvolvimento.
No final dos trabalhos, o Grupo Parlamentar da FRELIMO avaliou positivamente o desempenho dos órgãos do Partido e do Governo Distrital, destacando a boa coordenação institucional existente e os avanços registados no processo de registo e actualização dos membros da FRELIMO, no âmbito do fortalecimento da organização partidária e da sua ligação permanente com as comunidades.
A Missão reiterou o seu compromisso de continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento local, da melhoria das condições de vida da população e do reforço da ligação entre os representantes do povo e os cidadãos.






