O Instituto Nacional do Turismo (INATUR) e a Diageo promovem o Concurso de Barman. A iniciativa que vai culminar num evento final no dia 23 de Junho, no Hotel Glória, terá a participação de 20 finalistas seleccionados de um universo de mais de 300 concorrentes e destes só três serão premiados.
Trata-se de um evento em formato reality show, com exibição híbrida, onde os concorrentes se enfrentarão uns aos outros como se estivessem no cenário de um programa como ‘Drink Masters’ ou ‘Masterchef’.
“Os nossos convidados VIP dos meios de comunicação social tornar-se-ão a nossa audiência em directo no estúdio. Estará presente uma equipa de produção para filmar e transmitir o evento para um público mais vasto.”
A avaliação passa pela selecção do melhor cocktail por parte do júri com base no sabor, na inovação e na história por detrás do mesmo. O júri estará composto por três membros: um em representação do INATUR, outro da Diageo e um influenciador digital.
O segundo e terceiro lugares ganharão prémios e brindes diversos. Já o primeiro cocktail estará no mapa mundial, “apresentando-o nos nossos canais sociais e fazendo pressão para que seja adicionado aos menus a nível nacional, inspirando mais a formação de barmans no nosso país”.
Para além da criação de um mini photobooths concebidos para criar conteúdos utilizando os cocktails criados durante a noite da final. Cada um com um cenário único e elementos de estilo para as principais marcas da Diageo. “Isto permite-nos criar um fantástico conteúdo de marca do evento, ao mesmo tempo que permite aos nossos convidados pôr à prova o que aprenderam na Masterclass.”
O processo de registo arrancou no dia 2 nas instalações do INATUR, onde os concorrentes são submetidos a uma prova com três fases. Na primeira estão alistadas oito questões de cultura geral à volta das bebidas; na segunda os concorrentes terão que dizer, através de um texto de quatro linhas, porque são o futuro do bartending e, no fim, terão de preparar uma mistura.
A avaliação, no entanto, será efectuada com base na utilização criativa dos ingredientes; demonstração de compreensão e coerência com o conceito e a lógica do formato Highball, equilíbrio e complexidade, técnica e inovação; sabor, aroma e aspecto.