O actual governador de Inhambane, Daniel Tchapo acaba de ser eleito candidato do partido Frelimo para as eleições de 09 de Outubro próximo, após vencer a Roque Silva, secretário-geral da Frelimo e aposta pessoal de Filipe Nyusi. Chapo venceu com 94% dos votos numa segunda volta em que concorreu sozinho depois da desistência de Roque Silva, que, inclusive, colocou à disposição o cargo de secretário-geral.
Entrou na Escola Central do Partido Frelimo como improvável, foi introduzido na short list como fauna acompanhante e acabou sendo eleito candidato do partido que governa o país desde 1975 e se for sufragado em 09 de Outubro poderá suceder Filipe Nyusi na liderança do País. Em princípio nem era para ir até ao fim da corrida eleitoral, devia retirar a candidatura tal como Damião José, mas acabou traindo a estratégia do grupo que suporta Roque Silva.
Jornalista e jurista de profissão, Daniel Francisco Chapo, de nome completo, nasceu a 06 de Janeiro de 1977, em Inhaminga, Província de Sofala. É formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (2000), fez o curso de Conservador e Notariado (2004) e fez o Mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique (2014).
Foi docente de Direito Constitucional e Ciências Políticas (2009), trabalhou como locutor na Rádio Miramar na cidade da Beira, foi nomeado Conservador para o Distrito de Nacala-Porto(2005), Em Novembro de 2015, viria a ser transferido para desempenhar as funções de Administrador no distrito de Palma, na Província de Cabo Delegado, Em Março de 2016, é nomeado Governador da Província de Inhambane.